O voto aos 16 anos foi uma conquista do movimento estudantil, incorporada à Constituição de 1988. Entre o fim da década de 1980 e o início da seguinte, estudantes e jovens, de um modo geral, demonstravam interesse na vida política nacional e desejo de se manifestar, por meio do voto, sobre os rumos do país. No entanto, essa vontade de participar tem diminuído. Mesmo amparados pelo artigo IV da Constituição Federal, que garante aos maiores de 16 anos o direito ao voto, na prática, nem sempre isso acontece. Há cinco anos havia 3,6 milhões de eleitores de 16 e 17 anos no Brasil. Em 2008 o número chegou a 2,9 milhões, redução de 19%. Uma pesquisa do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) mostra que os adolescentes vêm demonstrando pouco interesse em comparecer às urnas. No estado, de cada três adolescentes de 16 e 17 anos, um tirou o título de eleitor. Em Belo Horizonte, o interesse foi menor: um entre quatro adolescentes se inscreveu na Justiça Eleitoral.

Na minha opinião está diminuindo por medo de fazerem suas escolhas erradas e até mesmo pela família dizer que não é obrigatório, acho que todo adolescente aos 16 amos deveria votar pra perceber a realidade do mundo de hoje, mostrar que o direito deles pode fazer a diferença, pois o que veem hoje em jornais despertar o dever de mudar o nosso pais, apesar de serem novos e dizerem que não amadureceram ainda pra mudar o mundo ,hoje mostra a nossa triste realidade e sim podemos mudar o pais e vamos mostrar que nosso direitos e deveres fazem a diferença.

O direito de voto não é obrigatório aos 16 anos mais poderíamos amadurecendo a partir daí, pois mudou bastante a forma de escolher seus caditatos,políticos saem nas ruas para visitar casas prometendo algo em troca do seu voto, fazem comícios falando várias mentiras para conquistar algumas pessoas e depois que tudo acaba vemos a realidade que não recebemos nada em troca so vemos que não mudou nada só piorou. Nós jovens vamos fazer a diferença por estar atento a tudo que está acontecendo hoje.