“A educação integral é um processo pedagógico permanente que abrange a todos os cidadãos em suas várias dimensões e que visa educá-los no exercício sempre mais pleno do poder”

(Boff, 2000).

Considerando esse pensamento, o processo educativo deve atender a todos os aspectos da vida do estudante, visando seu desenvolvimento como um todo.

O objetivo principal do Colégio Rio da Prata é contribuir com a formação da criança e do adolescente, colaborando com o seu desenvolvimento integral. Para isso, alguns desafios devem ser superados:

@ Compreender o educando como ser humano, considerando os aspectos emocionais, físicos, cognitivos e sociais.

@ Desenvolver competências e habilidades necessárias ao mundo contemporâneo.

@ Possibilitar ao educando conhecimento das ferramentas que possam possibilitar meios para se viver melhor.

@Promover a integração com a comunidade e a sociedade como um todo.

@Trabalhar os conteúdos de forma significativa e contextualizada.

Preocupado com a formação integral do ser humano e fundamentado na Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), o Colégio Rio da Prata tem na sua filosofia o conceito de que não basta ao aluno acumular conhecimentos, mas é preciso prepará-lo para procurar informações em um mundo onde o volume das mesmas é constantemente superado.

Portanto, é importante desenvolver a capacidade de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las, enfim, a capacidade de aprender a criar, formular, ao invés de apenas memorizar conteúdos.

Desta forma, para atender a premissa legal e embasada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, o nosso Colégio desenvolve sua prática pedagógica firmada nos quatro pilares da estrutura educacional do século XXI:

@ Aprender a aprender.

@ Aprender a fazer.

@ Aprender a conviver.

@ Aprender a ser.

A opção por esta linha de trabalho foi feita por saber que a educação é um processo contínuo que ultrapassa os muros da escola, que o conhecimento está constantemente se transformando como o próprio mundo pós moderno e que o homem deve estar preparado para lidar com as rápidas modificações que lhe são impostas.

Para atender a essas necessidades são desenvolvidas atividades reflexivas, contextualizadas, permeadas pelos temas transversais e enriquecidas por conteúdos da atualidade trabalhados nos projetos educacionais desenvolvidos durante todo o ano letivo que têm como objetivo incentivar o raciocínio e capacidade de aprender, buscando dar significado ao conhecimento, encarando o aluno como sujeito produtor de conhecimentos.

Estando num processo permanente de aprimoramento da prática educativa, mantemos contato efetivo com toda a comunidade escolar, visando o crescimento integral do nosso alunado. Daí a importância que atribuímos à família. O trabalho aqui proposto só poderá ser desenvolvido com a parceria família/comunidade/colégio.